Compactação de solos e produtividade agrícola

Passos para a coleta de solo para análise
8 de maio de 2017

Bibendum tellus, fringilla ut, eleifend pede id nulla.

 

Um problema que ocorre com frequência nos solos e impacta muito no desenvolvimento e produtividade das lavouras é a compactação.

Ao longo dos diversos ciclos produtivos, o terreno pode passar por um processo de compactação crescente. Com isso o fluxo de água, oxigênio, a drenagem e mesmo a atividade microbiana sofrem alterações significativas diminuindo em muito o potencial produtivo do solo.

Outra consequência deste processo é o aumento gradativo da erosão, pois quanto menor os processos de infiltração e drenagem de água, maior o desgaste do solo propiciando o surgimento da erosão.

Há ainda o impedimento físico para o crescimento das raízes das plantas. A compactação do solo reduz o desenvolvimento ideal do sistema radicular contribuindo para a diminuição da sua capacidade produtiva a cada plantio.

As causas do processo de compactação do solo são diversas, vão desde o tráfego excessivo de máquinas no campo, até a pouca rotação de culturas e falta de palhada ideal.

A relação entre perdas de produtividade das lavouras como consequência da compactação do solo tem sido amplamente comprovada. Um exemplo é o estudo apresentado por Warren J. Busccher* e outros colaboradores, que comprovaram que até 12 sacas de soja podem ser perdidas a cada 1 Mpa (megapascal) de aumento de resistência do solo.

Este problema é tão expressivo que o Comitê Estratégico Soja Brasil – CESB, tem se dedicado há anos em medir a compactação nas áreas de alta produtividade de soja nas diversas regiões produtoras do país, tendo como resultado o estabelecimento de parâmetros mínimos aceitáveis de resistência do solo para lavouras de alta produtividade.

 
 

Com um mapeamento mais preciso de cada talhão, identificando com assertividade os níveis de compactação dos solos é possível se definir previamente quais as estratégias são necessárias para o manejo ideal que possibilite atingir altas produtividades.

Foi pensando em oferecer esse diferencial para os produtores agrícolas que a Silvano Abreu Consultoria investiu na aquisição de um equipamento de alta tecnologia que permita medir, identificar e mapear com precisão os níveis de compactação do solo com o objetivo de melhorar as informações e aumentar o potencial produtivo de cada lavoura.

* Busscher, W.J., Frederick, J.R., Bauer, P. J. 2000. Timing Effects of Deep Tillage on Penetration Resistance and Wheat and Soybean Yield. Soil Science Society of America Journal.